Under the violet moon - Blackmore´s Night

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Halloween

Buuuuuuu.... 


           No dia de Halloween a mãe do Simão Pessegueiro resolveu fazer uma surpresa aos meninos do 2º B e trouxe estes cupcakes que são um regalo para a vista e eram muito saborosos...  
            
             As crianças ficaram encantadas com as pequenas obras de arte...

             O nosso muito obrigado...











Hora do Conto

          "Que grande abóbora, Mimi!" - pela professora Regina Coutinho, fantástica contadora de histórias e responsável pela Biblioteca Escolar da EB1 da Pampilhosa.








Experiências com o ar 

       No âmbito do Estudo do Meio, surgem nas cabecinhas curiosas dos meninos do 2º ano de escolaridade muitas questões. 

      Algumas sobre as quais nunca pensaram e que surgem espontaneamente a partir dos temas apresentados… Outras já fervilhavam nas suas mentes, mas não sabiam como colocá-las… 

      O ar ocupa espaço? Tem volume? 
      O ar tem peso? 

      - Huuuummm, nunca tinha pensado nisso… - diz um aluno. 
      - Acho que não ocupa… Nem se vê… - comenta outro. 
      - Peso? Não sinto nada… - dizem alguns. 

     A professora de físico-química Catarina Fidalgo, mãe de uma aluna do 2ºA voluntariou-se para ajudar a responder a estas e outras perguntas, realizando experiências nas turmas do 2ºA e do 2ºB… 

    O resultado foi muito interessante e  proveitoso para todos os envolvidos. O nosso agradecimento à professora Catarina cuja colaboração continuará ao longo do ano na realização de novas experiências…




“À descoberta das 4 Maravilhas da Mealhada…”

O PÃO 

       Ao vermos e comermos o pão, tão vulgar e habitual nas nossas mesas no dia-a-dia, nem nos detemos a pensar qual a sua proveniência. 

       Vamos à padaria e já está: compramos o pão acabadinho de fazer e ainda quentinho… 

       Mas, de onde vem o pão? De que é feito? Dá muito trabalho? É todo igual ou há vários tipos de pão? Sempre foi feito nas padarias?... 

       A estas e outras questões procuramos dar resposta num trabalho conjunto entre alunos (de todos os anos de escolaridade do Centro escolar da Pampilhosa), professores e, acima de tudo com a ajuda valiosíssima e imprescindível de alguns familiares das crianças que fizeram a gentileza e o esforço de virem à escola demonstrar como se faz o pão tradicional… 

       Um grande bem haja a todos pela colaboração…